segunda-feira, 21 de março de 2011

DRENAGEM LINFÁTICA PÓS CIRÚRGICA


Drenagem linfática é uma técnica de massagem que se caracteriza por manobras suaves e precisas por todo o corpo.


É totalmente INDOLOR. Se você faz algum tipo de massagem e sente dor é porque não é uma drenagem linfática e ela não terá o efeito da drenagem.


Inicia-se com o bombeamento dos gânglios linfáticos para desobstruí-los. Algumas pessoas podem sentir algum desconforto durante essa manobra, principalmente se os gânglios estiverem “infartados” (ou inflamados).


Em seguida, realizam-se as manobras suavemente percorrendo todo o caminho da linfa até os gânglios que funcionarão como se fossem um "ralinho", onde a linfa é filtrada.


A estimulação desta circulação propicia a distribuição de líquidos e estimula a diurese pelos rins. Com o estímulo renal ocorre um aumento da metabolização de substâncias e com isso a eliminação de toxinas do organismo através dos gânglios linfáticos..


Por outro lado, a circulação linfática também pode distribuir pelo corpo alguns agentes infecciosos como os vírus, bactérias e fungos, e, também algumas células cancerígenas.


Assim sendo, pessoas que apresentem processos infecciosos e qualquer tipo de câncer estão contra-indicadas a fazer sessões de drenagem linfática.


A presença de varizes severas, problemas renais e história de trombose ou tromboembolismo também são contra-indicações.


O procedimento da Drenagem Linfática pós operatória principalmente pós cirurgia plástica é tão importante quanto à cirurgia propriamente dita, pois ela ajuda em uma recuperação mais rápida do paciente.


A técnica da Drenagem Linfática, evita que se acumulem líquidos no organismo, pois ela distribui o excesso para os gânglios linfáticos diminuindo o inchaço na região operada e melhorando assim os hematomas.
 A linfa é também responsável pelo sistema imunológico, portanto, com o procedimento da Drenagem Linfática o sistema imunológico é fortalecido.


Para que a sua cirurgia tenha resultados satisfatórios é interessante associar à drenagem o hábito de beber bastante água, pois as toxinas são eliminadas pela urina; ter uma alimentação saudável, evitar álcool, frituras, gorduras e sal em excesso, e por fim, seguir sempre as orientações do seu médico.


Eliana Cezar
Massoterapeuta e Esteticista



sexta-feira, 11 de março de 2011

ABDOMINOPLASTIA: QUANDO FAZER?


A abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal é uma cirurgia que deve ser indicada quando a paciente tem muita sobra de pele, principalmente no abdomen inferior, ou apresenta o que chamamos de "abdomen em avental".

As alterações no corpo das mulheres podem aparecer após a gestação, com surgimento de estrias e gordura no abdomen inferior e laterais ou quando as pessoas sofrem grandes perdas ponderais.
Nestes casos, mesmo após a perda de peso, sempre fica uma "sobra" de pele e o abdomen fica caído, por isso o mais indicado é a abdominoplastia, podendo ou não ser associada a uma lipoaspiração.

A cirurgia consiste na retirada de pele e gordura localizadas abaixo do umbigo, com descolamento da pele no abdomen superior, plicatura da musculatura e reposicionamento do umbigo.

Em alguns pacientes pode se fazer apenas uma mini-abdominoplastia, mas tudo vai depender de uma avaliação detalhada de cada caso.

A incisão fica localizada na região infra-abdominal e pode se estender para as laterais, dependendo do tamanho do avental.

A cirurgia é feita com anestesia geral, dura cerca de 3 horas e o tempo de internação é de um dia. Algumas vezes há a necessidade de colocação de drenos que ficam por poucos dias.

No pós-operatório a paciente deve usar cintas modeladoras e ficar com o tronco inclinado para não haver tensão na cicatriz e lesão no retalho. Os pontos são retirados em torno de 15 dias.

A época ideal de se fazer a cirurgia é quando não se deseja mais engravidar ou quando já estiver com o seu peso estabilizado.

Esse procedimento pode ser feito também em homens e não deve ser considerado um método de emagrecimento.

sexta-feira, 4 de março de 2011

ORTOREXIA: FIXAÇÃO EM COMER BEM


A ORTOREXIA é um transtorno alimentar onde a pessoa tem obsessão em comer comida saudável.

Ela fica tão obcecada pelo que come que leva ao extremo a sua alimentação, controlando exaustivamente os componentes dos alimentos.

Ela observa o conteúdo nutricional de cada alimento, suas calorias, as vitaminas e exclui de sua dieta tudo o que "não é permitido", tornando isso um vício.

Ela inicia impondo limites em sua dieta; evitando carnes vermelhas, açúcares, ovos, leite e gorduras. A medida que a enfermidade vai avançando a pessoa torna-se isolada socialmente e evita comer qualquer refeição preparada por outras pessoas.

Passa a dedicar muitas horas do dia fazendo um planejamento alimentar, se preocupando mais com a qualidade do que consomem do que com o prazer e a necessidade de comer. Muitas delas vivem o tempo todo atrás de produtos ecologicamente corretos.

A ortorexia afeta principalmente adolescente e mulheres.

É uma patologia que leva a níveis altos de dopamina e níveis baixos de serotonina, fazendo com que a pessoa esteja sempre eufórica e com ansiedade.

É comum também apresentarem carência nutricional, pois se preocupam somente com a qualidade do alimento e deixam de ingerir uma variedade de produtos vitais para o organismo.

Como todos os outros transtornos alimentares, a ORTOREXIA é uma doença que tem o potencial de ser muito séria para a saúde do indivíduo e está envolta em problemas de alterações comportamentais, necessitando indubitavelmente de ajuda profissional; neste caso, de um psiquiatra para o seu tratamento.

SHAMPOO PARA PELES SENSÍVEIS.


Essa semana recebi a representante da Galderma que me trouxe o Cetaphil Shampoo Suave.

É um shampoo que está com nova embalagem e é indicado para pessoas que têm o couro cabeludo sensível ou que apresenta alguma lesão no local.

Pode ser usado também no pós-operatório.

Sua formulação permite uma limpeza eficaz dos cabelos e é de alta tolerabilidade para o couro cabeludo, evitando irritação cutânea e ocular.

Tem um cheiro bem suave e uma consistência cremosa, pois já vem com desembaraçante e condicionador.

Pode ser usado diariamente.

Eu experimente e gostei!