segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CISTO SEBÁCEO


São lesões císticas, benignas encontradas na pele. Seu interior é formado por uma "massa" formada por queratina.



Os cistos epidérmicos são os mais frequentes e resultam da proliferação de células da epiderme dentro da derme, o que pode ser devido a uma tendência genética.


O milium é um micro cisto epidérmico, de localização mais superficial.


Quando são encontrados no couro cabeludo são denominados de cistos triquilemais ou cistos pilares e se originam do folículo piloso.


São lesões esféricas, geralmente móveis, indolores, de consistência elástica ou endurecida.


Podem variar de pequenos cistos (menores de 1cm) até lesões com vários centímetros de tamanho.


A cabeça, pescoço, dorso e tronco são as regiões mais afetadas.


Normalmente são assintomáticos, tornando- se dolorosos, avermelhados e quentes em caso de inflamação secundária por ruptura da cápsula e/ou infecção.


O tratamento dos cistos é cirúrgico com exerese completa da lesão e de sua cápsula.  A permanência da cápsula, ou de um fragmento desta, pode ser responsável pelo retorno da lesão.


O procedimento é simples e rápido, podendo ser feito em consultório dependendo do tamanho e da localização do cisto.

Deve-se evitar espremer os cistos, pois isso pode provocar a ruptura de sua cápsula e eliminação de seu conteúdo dentro da pele, o que causa inflamação intensa no local.


Cistos inflamados devem ser tratados com anti-inflamatórios e antibióticos, de acordo com cada caso.



sábado, 19 de fevereiro de 2011

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

É muito importante as pessoas saberem a respeito do calendário de vacinação e de algumas mudanças que ele sofreu ao longo dos anos.

As vacinas são responsáveis por avanços consideráveis no que se refere à saúde dos brasileiros.


O calendário básico de vacinação conta hoje com as vacinas BCG (tuberculose), DTP (difteria, tétano e coqueluche), Hib (meningite), SCR (sarampo, rubéola e caxumba) e outras contra hepatite B, poliomielite, rotavírus e febre amarela.


Elas estão disponíveis na rede pública e devem ser oferecidas a todas as crianças.


Entre as recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), não estão disponíveis para toda a população a pneumocócica conjugada (meningite, otite e pneumonia), a meningocócica C(meningite) e aquelas contra gripe, varicela, hepatite A e HPV (câncer de colo de útero).


Segue abaixo a tabela de vacinação:



Fonte: Revista da APM

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

VIBOLIPOASPIRAÇÃO ou POWER ASSISTED LIPOPLASTY (PAL)


A lipoaspiração como a maioria das pessoas já conhece é o procedimento no qual realizamos a retirada do excesso de gordura através de movimentos de vai e vém com cânulas.

Normamente injetamos uma solução salina com soluções que promovem a vasoconstrição dos vasos na região a ser lipoaspirada diminuindo assim o sangramento e o traumatismo da cirurgia.

A VIBROLIPOASPIRAÇÃO ou POWER ASSISTED LIPOPLASTY (PAL), nada mais é do que o mesmo procedimento da lipoaspiração, porém realizado com um aparelho chamado VIBROLIPOASPIRADOR.

Esse aparelho realiza movimentos vibratórios nas cânulas, tornando os movimentos do cirurgião mais delicados e com isso agredindo menos o paciente.

As vantagens para o paciente são: diminuição tempo de cirurgia e menos edema (inchaço) no pós operatório. Por ser um procedimento menos traumático o paciente fica com menos equimoses (roxos), diminuição da dor no pós operatório e diminui a formação de hematomas.

Esses fatores colaboram para uma recuperação mais rápida do paciente, fornecendo maior comodidade e um retorno mais rápido às suas atividades rotineiras.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

LIMPEZA DE PELE NAS COSTAS E COLO


Você sabia que além da limpeza de pele facial que todos conhecem, ela também pode ser feita nas costas, pescoço e no colo?

Por sinal, há pessoas que têm muito mais necessidade de uma limpeza profunda nestas regiões do que no rosto.

O procedimento é semelhante ao da limpeza facial, onde é feita a assepsia, tonificação, extração, colocação de máscaras calmantes, além de associação de aparelhos e hidratação.

Quanto ao tempo em que se deve fazer a limpeza; asim como na face, depende muito do tipo da necessidade de cada pessoa.

 Se a pele for muito oleosa e com muita acne e comedões, sugerimos realizar o tratamento a cada 15 a 20 dias.

O importante é manter a pele sempre bem cuidada , pois além de retirar as impurezas o procedimento equilibra o pH da pele, nutre e hidrata, com isso ela se torna mais saudável.
                                                                       
                                                          Eliana Cezar
                                                   Esteticista Facial e Corporal

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

RISQUÉ E ISABELI FONTANA


Para as fãs de esmaltes chegou no mercado a nova coleção da marca Risqué inspirada na personalidade da Top Model Isabeli Fontana.

A edição conta com cores fortes, mas com um brilho especial e delicado.

A Top participou da escolha das cores e escolheu o nome dos esmaltes.


Escolha a que melhor combina com você:

Risqué Tatoo – cinza chumbo, puro Rock’n Roll
Risqué Isabeli – preto berinjela
Risqué Azulcrination – azul royal, rebelde e ousado
Risqué Star – glitter furtacor, que pode ser usado sozinho, ou por cima de outras cores, para dar um brilho especial
Risqué Psico – roxo intenso
Risqué Rock’n Roll – prata que reflete o brilho de uma estrela

sábado, 5 de fevereiro de 2011

NOVIDADE: CREME PARA PELES CANSADAS


A Biotherm acaba de lançar o Concentrado Skin Ergetic para peles cansadas.


Este concentrado é um produto reparador dos sinais de fadiga do rosto causados pelo ritmo acelerado que levamos hoje em dia.


O stress, a falta de sono, as preocupações, a poluição e a dieta desequilibrada alteram as defesas da derme, tornando visíveis os sinais de cansaço; deixando a cutis opaca, apagada e sem brilho.
Esse produto oferece reparar a pele dos efeitos causados pelo stress. Vamos experimentar!


BLEFAROPLASTIA OU CIRURGIA DAS PÁLPEBRAS


A blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras.

Está indicada quando o paciente apresenta excesso de pele nas pálpebras, podendo ou não estar associado à presença de bolsas de gordura.

Pode ser feita em homens e mulheres a partir dos 30 anos, quando a sobra de pele começa a ficar mais evidente.

O procedimento pode ser realizado com anestesia local associada ou não à sedação ou anestesia geral. A escolha da anestesia depende do paciente, do cirurgião e do anestesista e só será decidido após uma detalhada consulta e avaliação clínica do paciente.

A incisão é feita na "dobra" da pálpebra superior e a na pálpebra inferior a cicatriz fica próxima aos cílios.

Durante a cirurgia é realizado o tratamento das bolsas de gordura, a exerese do excesso de pele e tem duração de cerca de duas horas.

O paciente evolui com inchaço e equimose que duram por cerca de 15 dias, podendo variar de acordo com cada pessoa. Os pontos são retirados em torno de 3 a 5 dias e o uso de óculos de sol e protetor solar é indispensável.

A recuperação do paciente é variável e, como toda cirurgia, depende muito de cada pessoa.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

BELEZA MASCULINA


Com a evolução dos tempos e a cobrança cada vez maior pela beleza, os homens atuais desenvolveram um comportamento semelhante ao das mulheres no quesito "cuidados pessoais".

Hoje em dia cada vez mais encontramos o público masculino preocupado com seu corpo, face e mente.

A procura por tratamentos estéticos masculinos aumentou bastante, porém os homens ainda não se sentem à vontade de compartilhar isso com seus colegas.

Diferente das mulheres, os homens não gostam de se expor e falar sobre seus cuidados e tratamentos para os amigos e familiares. Muitos negam e até escondem que fazem algum tratamento de beleza.  

Devido a isso, estão surgindo clínicas especializadas nesse tipo de tratamento e os consultórios médicos com hora marcada e atendimentos preferenciais ficam cada vez mais cheios.

No consultório eles podem fazer os tratamentos e voltar para suas atividades de trabalho, sem que ninguém perceba que estão se cuidando.

Na nossa clínica os tratamentos mais procurados são a limpeza de pele facial e nas costas, massagens, peelings, tratamentos anti-rugas e flacidez; além de toxina botulínica e preenchimentos.

As cirurgias plásticas também são bastante procuradas, dentre elas a lipoaspiração, tratamento de ginecomastia (mamas masculinas), rinoplastia, otoplastia e lifting facial.

Acupuntura e orientações nutricionais para ganho de massa muscular e perda de peso também são oferecidas para o público masculino.

Cada tratamento é realizado de forma individualizada e com produtos específicos para os homens.

Percebemos também que os adolescentes já começam a se cuidar desde cedo e procuram orientações sobre como tratar da sua pele desde a puberdade.

São fornecidas orientações sobre produtos, tratamentos e cuidados em casa.

O mais importante disso tudo é que a pessoa , independente de homem ou mulher, se sinta bem consigo mesma e através da orientação de um profissional saiba cuidar de seu corpo de uma forma saudável.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

LIMPEZA DE PELE



Há quanto tempo você não faz uma Limpeza de pele?
Você sabia que a limpeza de pele deve ser feita a cada 30 ou 40 dias, dependendo do tipo de pele?


É indicada tanto para adolescentes, quanto para adultos. Pode ser feita em pessoas com acne, fumantes e pós menopausadas.


Para cada tipo de pele é usado um produto específico e dado uma orientação sobre qual a melhor forma de cuidar da sua pele.


Não só cremes e limpeza caseira vão deixar sua pele limpa. É necessário o uso de produtos específicos e um tratamento com uma profissional experiente para ajudar a deixar sua pele livre de marcas, comedões (cravos) e espinhas. Ela regula também a oleosidade e deixa a pele com mais viço e luminosidade.


A limpeza de pele dura cerca de duas horas, onde é realizado a assepsia da pele, tonificação para regular o pH, extração de comedões, utilização de máscaras e cremes específicos para seu tipo de pele, além de utilização de aparelhos para melhorar a penetração dos produtos e potencializar o efeito do tratamento.


Não deixa de se cuidar. Uma pele limpa é uma pele saudável!