segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CISTO SEBÁCEO


São lesões císticas, benignas encontradas na pele. Seu interior é formado por uma "massa" formada por queratina.



Os cistos epidérmicos são os mais frequentes e resultam da proliferação de células da epiderme dentro da derme, o que pode ser devido a uma tendência genética.


O milium é um micro cisto epidérmico, de localização mais superficial.


Quando são encontrados no couro cabeludo são denominados de cistos triquilemais ou cistos pilares e se originam do folículo piloso.


São lesões esféricas, geralmente móveis, indolores, de consistência elástica ou endurecida.


Podem variar de pequenos cistos (menores de 1cm) até lesões com vários centímetros de tamanho.


A cabeça, pescoço, dorso e tronco são as regiões mais afetadas.


Normalmente são assintomáticos, tornando- se dolorosos, avermelhados e quentes em caso de inflamação secundária por ruptura da cápsula e/ou infecção.


O tratamento dos cistos é cirúrgico com exerese completa da lesão e de sua cápsula.  A permanência da cápsula, ou de um fragmento desta, pode ser responsável pelo retorno da lesão.


O procedimento é simples e rápido, podendo ser feito em consultório dependendo do tamanho e da localização do cisto.

Deve-se evitar espremer os cistos, pois isso pode provocar a ruptura de sua cápsula e eliminação de seu conteúdo dentro da pele, o que causa inflamação intensa no local.


Cistos inflamados devem ser tratados com anti-inflamatórios e antibióticos, de acordo com cada caso.



99 comentários:

  1. estou com um desses no rosto... minha dermatologista me passo um anti biotico... porem nao esta havendo diminuiçao dele... em media quanto tempo ate um cisto sumir? e vc aconselha algo que eu possa fazer para acelerar o processo....
    meu email: rubens_metal20@homail.com

    ResponderExcluir
  2. O tempo para melhora da inflamação é variável de acordo com cada pessoa e pode demorar até uns 15-20 dias.
    Se você não retirar a cápsula o cisto não some. Ele pode diminuir de tamanho quando diminuir o processo infeccioso.
    O melhor a fazer é seguir as orientações de sua médica.

    ResponderExcluir
  3. tenho varios cisto desses na cabeça ja fiz 2 cirurgias mas ficou cicatrizes horriveis,tenho medo de fazer novamente pois meu cabelo vai ficar todo falhado tem alguma cirurgia que não fique cicatriz grande meu emai é nandajesus_gil2010@hotmail.com me ajude por favor

    ResponderExcluir
  4. O tamanho das cicatrizes depende do tamanho do cisto. Não existe outra forma de fazer a incisão sem deixar cicatriz.

    ResponderExcluir
  5. Olá Dra! drenei um cisto sebáceo inflamado no décimo dia de antibiótico localizado entre os seios que estava com quase 3cm com um corte de 1cm sem pontos, quanto tempo leva para encapsular?
    obrigada
    Suzana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tempo é muito variável de acordo com cada indivíduo.

      Excluir
  6. Doutora, estou com um problema urólogico, fui em 2 Dermatologistas e 2 Urologistas, os 4 médicos indicaram como Lúpias Escrotais, falaram que não era para me preocupar, porque isso não passa e não aumenta, somente se espremer e inflamar. Um dos urologistas me recomendou a pomada Verutex B, porém não houve melhora, e a dermatologista me informou que é possível retirar, porém seria demorado e poderia retornar e que é genético.

    A senhora acha conveniente tirar ou melhor evitar somente as inflamações e conviver com isso? Tendo em vista que não é contagioso (DST) e não irá aumentar nem modificar?

    Grato!

    ResponderExcluir
  7. O tempo de cicatrização do cisto é variável, de acordo com cada pessoa e depende também de como está o processo inflamatório.O ideal é se fazer uma boa higiene no local.

    ResponderExcluir
  8. Com relação aos cistos escrotais,você deve seguir a orientação de seus médicos e somente spós uma consulta detalhada você deve discutir com eles qual a melhor conduta para o seu caso.

    ResponderExcluir
  9. oi Dra, tenho um cisto na testa de 1 cm. ja fiz a consulta com o cirurgiao plastico, mas estou com medo de fazer e deixar uma marca horrivel... me ajude dra. obrigada

    ResponderExcluir
  10. Somente seu cirurgião saberá lhe dizer qual a melhor conduta a ser tomada e qual o tamanho da cicatriz.

    ResponderExcluir
  11. Doutora pela amor de Deus to com um cistos nas costas alias num sei nem se eh um cisto mesmo pq ele eh enorme, mais ou menos do tamanho de uma laranja, sera se é mesmo? não doi e não aumenta mais de tamanho. mim diga se isso for um cisto mesmo como eh feita a remoção?? mim fale qual o valor em media dos preços tipow a variação de preços pra retirar. obrigado

    ResponderExcluir
  12. Oi Doutora estou c um cisto de mais ou menos 3 cm no meio dos seios,ele está um pouco avermelhado.queria saber quem eu devo procurar se é uma dermatologista ou cirurgião.E qual procedimento deve ser feito.Por favor me ajude doutora.Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Para a retirada do cisto é preferível que você procure um cirurgião plástico.

    ResponderExcluir
  14. tenho um cisto igual esse da imagem na cabeca ,mais a ponta esta amarelada,mais tenho medo de tira e fica com falha no cabelo.
    e perigoso q esteja inflamado??

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde Debora! Estou com um cisto de mais ou menos 3 cm no meio dos seios pendendo mais para o lado esquerdo, ele esta um pouco avermelhado e eu procurei um cirurgiao plastico que me aconselhou a fazer primeiramente uma drenagem e depois que ele secar fazer a retirada dele. Goataria que voce me confirmasse se esse e mesmo o melhor procedimento para esse caso. Obrigada pela atençao

    ResponderExcluir
  16. Olá Dr. tudo bem ?muito bom as suas dicas, então a 2 anos retirei um cisto sebacio na parte interna do seio esquerdo segundo o dermatologista e /cirugião.Pos cirugia que me custaram 5 pontos fico alguns dias inflamado,,tive que tomar varios antibioticos////veio a cicartização, agora no mês 10/11 eu cutucei uma cravo na região e agora está muito grande e inflamado inclusive estou tratado com cefelecina e menisulida.E possivel o cisto ter voltado no mesmo local o simplismente foi uma bacteria que entrou no machucado que cutuquei?
    Obrigada!!!!e-mail:marcia83neves@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Como já disse anteriormente, quando o cisto encontra-se avermelhado ou inflamado, a mlehor coisa a se fazer é tratá-lo com antibioticoterapia e em alguns casos até a drenagem e somente depois que ele estiver cicatrizado é que realizamos o procedimento.
    Pode ocorrer a recidiva do cisto sim após algum tempo. Somente após uma avaliação é que dá para saber se é um novo cisto ou o mesmo que recidivou.

    ResponderExcluir
  18. ola estou com um caraço na costeleta do meu cabelo...mas ele é como agua dentro....antes disso tinha saindo um bem na minha testa um enorme dai estourou essa bollha só que quando saiu e secou ficou como um pequeno furo ...e agora esta crescendo outro na minha costeleta do cabelo só que não doi como o outro me ajude por favor por favor

    ResponderExcluir
  19. ola DR.TUDO BEM? RETIREI UM CISTO SEBACIO A 9 ANOS E FICOU UM UM FURINHO QUE SAIA UM LIQUIDO DURO E FEDIDO VOLTRI A RETIRA DE NOVO ESSE ANO MAS DEPOIS QUE TIREI DINOVO VIVI INFLAMANDO DIRETO O QUE EU TENHO QUE FAZER .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar seu médico para ele poder avaliar o que está acontecendo. Provavelmente é uma recidiva do cisto.

      Excluir
  20. OI Doutora, fiz uma cirurgia de remoção de um cisto de 3cm a 7 dias na virilha porém está demorando cicatrizar.Ppoderia me indicar uma maneira de cicatrização mais rápida.

    ResponderExcluir
  21. Você deve retornar no seu médico para saber o que está acontecendo e ele é a pessoa mais certa para te orientar quanto a sua cicatrização.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia!!!!!!!!!! Dr.Debora Quanto custa para tirar um cisto sebaceo na cabeça.Aguardo resposta!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Por determinalção do Conselho Federal de Medicina é proibida a veiculação de preços de procedimentos via internet. Para maiores informações e agendamento de consulta você deve entrar em contato com meu consultório. Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. olá Dr.Débora!Estou com um cisto sebaceo no pescoço medindo 0,4cm,onde uma ultrasonografia constatou levei ao clinico geral,ele me endicou a não fazer a cirugia agora,pois esta pequeno o cisto e não incomoda,mas se vier a crescer ou incomodar é melhor retirar?.Gostaria de saber se a senhora concorda com esse procedimento se ñ faz algum perigo este cisto firar ao mas sério. GRADEÇO DESDE JÁ.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  25. Se o cisto for muito pequeno e não estiver incomodando não há necessidade de realizar a cirurgia.Os cistos não tendem a malignizar.

    ResponderExcluir
  26. olá dra, tenho um cisto nas costas que inflamou. Fui ao médico e me indicou antinflamatório e antibiótico. Tomei a medicação e no meio do tratamento a pele sofreu uma erupção e começou a sair muito pus e sangue. O cisto desinchou e melhorou bastante, porém, continua saindo essas secreções e o orifício não fecha. Quero saber se a cicatrização vai melhorar ou se preciso usar algum outro medicamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o cisto inflama infelizmente ele demora mais para cicatrizar. Você deve esperar ele cicatrizar por completo e só depois agendar a sua remoção.

      Excluir
  27. Olá Dra em média quanto custa uma cirurgia de retirada do Cisto Cebaceo?

    ResponderExcluir
  28. Olá Dra. estou com um cisto sebaceo na cabeça inflamado a alguns dias, tomei alguns antibióticos e agora ele começou expelir um pús, é nomral isso? no momento não estou mais tomando remédios, tomei por uns 15 dias.

    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal sim a saída de pus em cistos infectados após o uso de antibióticos. O que você tem a fazer é esperar que todo o pus saia , refaça o cisto e depois realizar a exerese. O ideal é procurar um dermatologista ou um cirurgião plástico para ir acompanhando o seu caso.

      Excluir
  29. Boa tarde Dra Débora, meu nome é Eduardo, tenho 28 anos, retirei um cisto cebaceo do pescoço na segunda feira dia 13/02, a medica receitou 7 das de antibiotico (cefalexina) comecei a toma-lo na segunda feira mesmo, porem meu estomago esta péssimo.... so tenho retorno dia 23 para retirar os pontos.
    Posso interromper o remedio antes dos 7 dias?
    Nao sinto dor nenhuma no local
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é recomendado parar o uso de medicamentos pela metade, principalmente antibióticos. O ideal é você ligar para sua médica e conversar sobre o que está acontecendo.

      Excluir
  30. dra, tirei um cisto das costas de +/- o tamanho de uma amendoa pequena ,meu cirurgião disse para retirar os pontos ( tive q tomar 4)depois de uma semana no PAM mais perto da minha casa, quando tiraram o segundo ponto a incisão abriu e saiu sangue com secreção, a dra do posto me passou cefalexina e fibrase, mas agora to com um buraco nas costas, o que eu faço. tenho sindrome do panico e estou desesperado.desde já agradeço.quanto tempo leva pro buraco que o cisto deixou ser ocupado por tecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A deiscência de ferida é uma intercorrência muito comum nesses casos; principalmente se não foi retirado totalmente o cisto ou ele estava inflamado. Nesses casos o ideal é aguardar a pele se fechar e reavaliar para saber qual a melhor conduta a ser tomada. Isso pode demorar mais de 15 dias, dependendo do tamanho da lesão. Você terá de ter paciência e manter a ferida sempre limpa.

      Excluir
  31. não é possivel levar novos pontos no lugar dos que foram retirados? como disse estou com um buraco nas costas e demoro a cicatrizar( não sou diabético).o cirurgião ppode faazer isso ou ele simplesmentevai falar pra aguardar a cicatrização natural?minha perrgunta é continuação da anterior, fiz a cirurgia longe de onde moro e fico avaliando se retornar pro medico, e ele falar pra continuar fazendo o que estou, e perder meu tempo com a viagem.no caso do curativo o ideal é aberto ou fechado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível a realização de novos pontos no local dos anteriores sem realizar um desbridamento das bordas da ferida.A melhor coisa a se fazer é retornar com o seu médico para que ele possa te avaliar e lhe dizer qual a melhor conduta a ser tomada

      Excluir
  32. dra. estou tomando antibiotico para cisto cebaceo nas costas e não esta saindo pus medica mandou tomar remedio 1 semana já tem 5 dias e naõ estorou nada é normal???
    estou fazendo compressa agua quente tambném mas a secreção nao esta saindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre a secreção pode sair. Se ainda estiver inflamado o ideal é voltar a procurar sua médica. Em alguns casos é necessário que seja feita a "drenagem" do cisto para melhorar a dor e a saída de secreção.

      Excluir
    2. mas Dra. tomei remedio e fiz compressa com agua quente, isto é drenar??? obrigada por ajudar com informações

      Excluir
    3. Drenar é quando a secreção sai para fora do organismo. Em aguns casos isso tem de ser feito num pronto-socorro ou com seu médico, com materiais adequados para melhorar a inflamação e a dor.

      Excluir
    4. vc pode me falar os procedimentos???? por favor Dra.... tenho propensão a queloides sera que seria melhor procuraar um cirurgião????

      Excluir
    5. O ideal é você procurar sua médica.

      Excluir
  33. minha cirurgia foi feita dia 7 de fevereiro a retirada dos pontos 14,nesse mesmo dia comecei com os antibioticos,de forma que hoje estou no fim do tratamento ,não tenho traço de inflamação, queria saber se posso recorrer ao "ponto falso" para fechar o buraco que ficou nas minhas costas, por causa desse periodo de festas está dificilfalar com ceu cirurgião,por isso estou te enxendo a paciencia, agradeço por ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente vendo a lesão é que poderei avaliar. Continuo dizendo que a melhor coisa a fazer é procurar um médico, nem que seja num pronto-socorro.

      Excluir
  34. Dra tenho um cisto que foi retirado, porem continua inflamado. Durante o periodo em que estiver aberto e vazando é melhor manter um curativo sobre ele? Qual é a melhor medicaçao para se tomar?
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o cisto estiver vazando eu prefiro deixar um curativo para evitar uma infecção. Quanto ao medicamento é ideal procurar um médico para lhe receitar o que for necessário.

      Excluir
  35. DRA. SE FICAR MUITO TEMPO INFLADO OCORRE QUAL RISCO PARA O ORGANISMO.. ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de você ter o cisto não causa maiores complicações ao organismo. O que pode acontecer é o cisto ficar inflamado, aí você terá dor, vermelhidão local, podendo ter febre e saída de pus.

      Excluir
  36. Dra. tenho um cisto na coxa á anos tentei retirar mais o medico na epoca me aconselhou a não retirar pelo fato de que ia ficar uma enorme cicatriz, em 2001 eu sofri acidente de transito tendo que amputar membro inferior devido uma osteomilite a sra acha que essa osteomilite que tive é devido esse mesmo cisto? agora esse cisto está infeccionado me calzando muinta dor, após eu furar espremer agora vive inflamado e faço uso de protese nessa mesma perna abaixo do joelho tenho medo de virar uma doença, pois ele só alivia a dor após eu retirar a secreção ele sai uma secreção muinto fedida havia sempre um local de onde saia secreção agora fez um furo em lugar diferente do anterior isso é normal?? desde de já agradeço obrigado

    ResponderExcluir
  37. oi dra. eu tenho um cisto sebacio do meio da testa entre as duas sombrancelhas foi fuia um dermatologista q me indicou cirurgia( o cisto e pequeno)fui cirurgia plastica e ela me pediu primeiro um exame de sangue,pediu pra levar a ela, me explicou q ficaria uma cicatriz pequena dependendo de cada pessoa! mais vou ter q dormi no hospital uma noite, ela explicou q e praxe do hospital por ser uma cirurgia etc ela falou q seria um corte.. mais eu queria saber se e feito a laser, dizem q costumam ser a laser, e se for e melhor n deixa cicartiz? e tambem tenho outra duvida, eu um tempo atras expremi pra ver se saia,eu li e falaram q n e bom espremer q ia ter a ruptura de uma bolsa e ficaria mais dificil de tirar! e verdade isso???

    ResponderExcluir
  38. Dra.tenho alguns cistos no couro cabeludo que saiu toda secreção deles e após cicatrizarem ficou uns "calombos" no meu couro cabeludo, não doem e são duros. Gostaria de realizar uma cirurgia para que eles fossem retirados, mas estou na dúvida. Tenho medo que fiquem cicatrizes muito grandes.

    ResponderExcluir
  39. Oi Dra Debora, Fiz uma retirada de um lipoma abaixo de seio esquerdo, bem na voltinha do seio. Já faz 11 dias e está com um caroço duro no local, é normal? A dor já melhorou bastante, só está pouco dolorido agora. Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar um pouco duro após o procedimento. O ideal é retornar no seu médico para ele poder acompanhar a sua evolução.

      Excluir
  40. Boa tarde!Meu sobrinho tem um furinho na orelha que sai uma secreçao fedida,isso tornou motivo de chacota na escola,ele tem so 4 aninhos,ja levou no medico ,mas ele disse que tem q fazer uma cirurgia mas pode ser quando ele estiver adulto.Isso e grave,sera que nao tem um remedio pra parar de sair essa secreçao???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vofcê tem de procurar um cirurgião de cabeça e pescoço. Isso não é um cisto sebáceo.

      Excluir
  41. Oi Dra Débora,estou com um cisto sebaceo no rosto encostado na orelha,fui ao cirugião ,ele me passou antibiotico (ciprofloxacina) e fazer compressa com bolsa de agua quente varias vezes ao dia,sendo hoje o segundo dia de tratamento,o cisto só aumentou,cada vez mais vermelho e dolorido,continuo com a compressa pra ver se estoura ou volto ao médico?Estou preocupado pois esta crescendo muito rapido.obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Ola Dra eu fui no médico pq encontrei uma bolinha pequeninha na minha coxa. Eu vi essa bolinha em fevereiro, fui no medico no começo de maio e a bolinha nao cresceu esta no mesmo tamanho,quando eu fico mexendo dói. O Medico me disse que era um cisto bem pequeno?

    Qual sua opinião Dra. Desde ja Grato.

    ResponderExcluir
  43. Olá Dra Débora! Sua página é excelente. Eu possuo um cisto sebaceo na região do maximar/pescoço que inflamou há cerca de uma semana, exatamente quando estava indo ao médico para discutir os detalhes da cirurgia. Porém como o mesmo estava inflamado ele drenou um pouco da secreção com uma seringa e passou um antibiótico, tomei duas injeções de ceftriaxona sódica além de um antiflamatorio. O cisto reduziu ao longo da semana, mas agora esta grande de novo (acho que devido a quantidade de secreção). Ele só tem aumentado de tamanho. O que faço? Obrigado!

    ResponderExcluir
  44. Bom Dia !Dra estou com um cisto sebaceo na axila, irei fazer a cirurgia, gostaria de saber quanto tempo é de recuperação se vou ter que ficar de licença medica e quantos dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso somente o seu médico poderá lhe responder.

      Excluir
  45. Boa Noite Dra Débora!Tenho cisto cebáceo no ombro esquerdo e ele acabou drenando só que fui na emérgência a médica passou Buprofeno com 5 dias e uso e cefalexina uso de 10 dias.Já se passaram mais disso e a dor sumiu mais ao redor ainda continua vermelhado não como no inicio mais a secreção ainda continua a sair eu tou lavando com água e sabão e secando e cubrindo com gases pra não abafar essa foi a recomendação da médica e não usar pomada principalmente a Furacim.Somente água e sabão e secar e depois cobrir com gases.Mais até aqui ainda sai secreção é normal? Estou preocupada. Me dê uma opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cisto poderia estar inflamado e após a drenagem demora um certo tempo para a pele voltar ao normal e o cisto se refazer.O tempo de saída de secreção é muito variável. O ideal é você voltar ao médico para acompanhar a evolução desse cisto.

      Excluir
  46. Olá Dra...minha duvida é se qualquer médico pode fazer a retirada do cisto ou se tem q ser um especifico?Tenho um no couro cabeludo a algum tempo mas agora senti q ele cresceu.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  47. Olá Dra. Débora.
    Eu estou com um poro muito dilatado na testa, com as bordas escurecidas e, por mais que pesquise, não consigo encontrar nada a respeito. Não é um caroço e não tem secreção, é um poro tão grande que parece um buraco. Gostaría muito de saber qual é o ome disso, porque ocorre e se tem tratamento. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é voc~e procurar um dermatologista para que ele possa fazer uma avaliação detalhada do seu caso.

      Excluir
  48. Olá Dra.
    estou com um desses no meu seio e ta incomodando um pouco, é perigoso? depois da cirurgia tenho que ficar quanto tempo de repouso? e estou querendo engravidar, isso atrapalha? obrigado aguardo respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for um cisto sebáceo não há perigo nenhum na sua retirada. Não há necessidade de repouso no pós operatório e também não interfere em nada na gravidez nem na amamentação.

      Excluir
  49. Dr. Boa noite! Dia 09/05 fiz a retirada de um cravo nas costas(que o médico chama de cisto),levei 3 pontos e na revisão dia 22/05 o médico disse estava tudo certinho, os pontos secos e os retirou.Fez um curativo pq disse que após a retirada dos pontos iria sangrar um pouquinho, mas que era normal e que eu não precisaria mais fazer curativos, sendo que ficou um buraco no local da cirurgia e ainda sai sangue até hj dia 26/05 e por este motivo, lavo com sabão, seco, limpo com alcool 70 e faço curativo.Estou preocupada com este buraco,não sei se abriu após a retirada dos pontos, não sei se é normal e demora a cicatrizar.Por favor, me dê uma informação.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é você retornar ao seu médico para que ele possa te avaliar. É muito comum ocorrer deiscência de ferida em cisto, principalmente quando eles se encontram inflamados.

      Excluir
    2. Obrigada pela informação e dica doutora. Já fui ao médico, ele me orientou quanto aos curativos e está tudo bem. Desejo sucesso e a parabenizo por este blog e pela disponibilidade em nos passar informações.

      Excluir
  50. Olá Dra. Débora. Acabei de retirar o pus de um cisto sebáceo e continua a deitar liquido quase como água e criou uma bolsa com a pele. Agora que ja saiu o pus, a pele vai voltar ao normal ou ficará sempre uma bolsa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pele tende a voltar ao normal, mas pode se formar novamente o cisto uma vez que a cápsula não foi retirada

      Excluir
  51. acabei de drenar um cisto na testa, o meu médico disse que acabou rompendo uma artéria e por isso que saiu muito sangue, e ele disse que ligou a artéria e esta tudo ok, Só que esta muito inchado, queria saber se fica este inchaço todo mesmo, se isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ´Pode ficar inchado sim, mas se o inchaço aumentar o melhor a fazer é retornar ao seu médico.

      Excluir
  52. Ola Dr. MINHA ESPOSA ESTA COM UM CISTO NA SOBRANCELHA TEM UNS 3Cm, fomos no medico ele fez uma drenagem e disse para voltarmos daqui uns 2 meses para operar, gostaria de saber se o procedimento da drenagem é válido?, pois não estava inflamado.

    ResponderExcluir
  53. Eu queriia saber se pra fazer A cirurgia precisa passar no medico primeiro antis de fazer ou so ir em qualquer lugar que faça a cirurgia e eles faz vc pode me responde meu emeil:
    natasha-1999-31@hotmail espero sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário que você passe em uma consulta para o médico poder te avaliar e lhe dizer qual a melhor conduta a ser tomada.

      Excluir
  54. Olá Dr Debora tenho um cisto na regiao da orelha de onde sai com uma certa frequencia um liquido um pouco consistente branco e que cheira muito mal, fui ao medico (otorrino) e ele me disse que a era um cisto sebacero, mas que tinha uma profundidade muito estensa o qual era recomenda preocurar um cirurgiao plastico pois o canal passava pelo rosto. pergunto é possivel esta tao longo?

    ResponderExcluir
  55. Olá Dra. Débora. Eu tenho vários cistos pequenos espalhados pelo meu tronco bem superficial e estou constrangido ate para ir na praia apesar de serem pequenos mas são muitos, gostaria de saber se há possibilidade de fazer a remoção desses cistos a laser ou existe algum remédio que os retirem? Eu já fui uma vez no dermatologista e ele removeu um e fez biopsia e disse que era beligno
    obrigado.

    ResponderExcluir
  56. Olá Dra. Débora.eu ja tirei um cisto atras da orelha e também na mama direita tenho 19 anos , fiz a biopsia e o resultado deu que era benigno , agora apareceu 2 um na nuca e um no pescoço , gostaria de saber por que aparecem esses cistos em mim e de que maneira posso trata-los para nao aparecerem mais ... boa noite

    ResponderExcluir
  57. Dra. Débora, eu tenho vários cistos de menos de 1 centímetro no rosto, estou usando o "roacutan" a 3 meses e ainda tem grande parte no lado esquerdo e esse processo ta muito demorado, estou perdendo muito aula, a senhora acha melhor eu fazer uma cirurgia pra remoção dos mesmo?

    ResponderExcluir
  58. Olá Dra.retirei um cisto cebaçeo há 15 dias e ainda continua muito inchado e duro na região .meu médico disse que vai desinchar .Mas não está diminuindo .Por favor me diga se vai desinchar ou vai ficar com esse calombo .Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente seu médico,que já está acompanhando o seu caso, poderá lhe dizer a evolução do seu cisto.

      Excluir
  59. Boa tarde Dr Débora Camargo, sou Rosângela Maria, gostaria de saber, pois tenho vários cistos nos seios, já fui a um mastologista e ele examinou fazendo uma punção no seio, pedi pra fazer a biópicia e ele disse que não precisava, mandou que tomasse gamaline v até que eles diminuiram , mais com um tempo eles voltam a crescer e agora estou com um grande no seio esquerdo,que antibiotico eu poço tomar pois ele dói muito ou eu continuo tomando gamaline v. obrigada e espero sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso não é um cisto sebáceo. Você deve procurar um mastologista para fazer o acompanhamento dos cistos e lhe indaicar qual a melhor medicação para o seu caso.

      Excluir
  60. Boa tarde doutora, tive cisto cebáceo na area do couro cabeludo, fiz cirurgia para remoção e o mesmo voltou a aparecer mais 2 vezes entao passei por mais duas cirurgias . o problema e que agora, o local ficou muito saliente e com cicatriz, gostaria de saber se a cirurgia plastica resolveria pelo menos a saliencia do local

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente após uma consulta é que poderemos saber qual a melhor conduta a ser tomada.

      Excluir
  61. Gostaria de fazer uma pergunta,meu esposo tem um cisto sebáceo nas costas e quase sempre me manda espremer,como é difícil espremer pois acho duro o local,sai pouca massa,só que hoje ele vasou sozinho,começou a sair um liquido grasso e quando eu toquei espirrou pra todo lado muito liquido grosso como se fosse um pus grosso,e espremi tudo ate sair um pouco de sangue,mais fiquei assustada,isso é normal esse vazamento espontaneo,saiu muita coisa,fiquei com o meu rosto coberto desse liquido quando espirrou,será que voltará a encher ou teria a chance de ter esvaziado tudo?
    Vou ficar de olho e se enxer novamente vou procurar uma dermatologista,e meu marido ainda tá querendo que daqui a uns dia eu o esprema novamente,isso pode causar coisa pior?
    Grata e aguardo resposta.
    Sandra Melo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é você NÃO espremer o cisto, pois corre o risco de ele inflamar. Você deve esperar ele voltar a se formar para realizar a cirurgia de retirada.

      Excluir
  62. Olaaa Dra. gostaria de saber se tem alguma pomada que eu possa passar pois uma dermatologista drenou para retirar o cisto e fiquei com uma marca feiz o que posso passar para sumir essa marca Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não existe nenhuma pomada para retirar totalmente essa cicatriz. O que você pode fazer é passar com um dermatologista para ele lhe indicar algum tratamento para melhorar a coloração da cicatriz

      Excluir
  63. Dr tenho um cisto na face na bochecha, bem proximo daquele osso do queixo uns 3 centimetros da boca, gostaria de saber se tem algum risco de paralisia facial se eu retirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O risco de paralisia facial é muito pequeno uma vez que o cisto encontra-se superficialmente. Tudo vai depender do tamanho e da profundidade do cisto, por isso deve ser retirado com cautela e com um profissional da área.

      Excluir
  64. boa noite doutora fiz uma cirurgia de cisto cebaceo na costa e fiou um buraco o que devo fazer pode haver algum problema devido a isso já esta seco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você deve fazer é esperar que ocorra a cicatrização normalmente. Com o tempo esse buraco diminui e fica do tamanho normal da pele.Esse tempo é variável. O que pode acontecer é você ficar com uma cicatriz mais alargada no local.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.