quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cuidados com as Mãos


Foto: Divulgação




Normalmente deixada de lado, esta parte do corpo merece atenção especial. Confira os tratamentos especiais para as mãos






Elas normalmente ficam em segundo plano nos cuidados com a estética. E por isso mesmo acabam sendo uma das regiões do corpo que mais ‘entregam’ a idade. Daí a importância em tratar as mãos com a mesma atenção que se trata o rosto. Com a idade, elas ressecam, ganham manchas e perdem o tônus. Para reverter ou ao menos adiar este processo, alguns cuidados são essenciais.






O mais importante deles é a aplicação diária de protetor solar. Assim como acontece com a pele do rosto, a exposição aos raios solares é uma das principais fontes de envelhecimento das mãos. Portanto, não saia de casa desprotegida. O fator mínimo recomendado é 30. Menor que isso os dermatologistas dizem que não adianta.






A partir dos 30 anos, também é recomendado passar cremes com composto antiidade nas mãos. Quem está acostumada a utilizar produtos de limpeza deve redobrar os cuidados com a hidratação, pois eles ressecam e muito a pele.






Quando as manchas já se instalaram, o mais recomendado é procurar ajuda profissional. Nos consultórios, os tratamentos mais comuns para as mãos são:






Laser


É o método de tratamento mais usado para as mãos e o preferido para tirar manchas. O laser, ou luz pulsada, entra na pele e reconhece o pigmento. Em seguida, a pele fica escurecida e mais fina. Com o passar dos dias, ocorre uma descamação na área tratada, que estimula a renovação celular.






Peeling químico


Pode ser realizado com várias substâncias, porém a mais usada é o ácido tricloroacético, que pode estar na forma líquida ou em pasta. O ácido age sobre o local manchado e também há descamação.








Eletrocauterização


Muito usado para lesões com relevo, o aparelho produz uma faísca elétrica que destrói o tecido, formando uma crosta. Ao cicatrizar, a crosta sai e a pele fica normal. Leva anestesia local.


Texto by Terra.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A PELE E O SOL

A parte perigosa da luz solar


A radiação Ultravioleta ( UV ) faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento.


Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.


A radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB (os raios UVC não atingem a Terra):


Radiação UVA

Maior parte do espectro ultra violeta, a radiação UVA possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horários. Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Tem importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer. O UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.


Fotoenvelhecimento

Radiação Ultravioleta








Radiação UVB


Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre 10 e 16 horas quando a intensidade dos raios atinge seu máximo. Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. É a principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.


Considerações importantes


1) Apenas os raios UVB causam as queimaduras solares portanto, o fato de você não ter ficado vermelho, não significa que sua pele não sofreu a ação danosa da radiação UV, porque o UVA não causa queimaduras mas danifica a pele. Aquele sol de inverno que pareceu não causar problemas porque você não se queimou nada, na verdade também está prejudicando sua pele favorecendo, principalmente, o seu envelhecimento, da mesma forma que as câmaras de bronzeamento artificial.


2) A quantidade de UVA emitida por uma câmara de bronzeamento pode chegar a ser 10 vezes maior que a da luz solar. Pode-se imaginar o dano causado à pele por este tipo de tratamento. Dano este que só vai aparecer com o passar dos anos. O uso destas câmaras para bronzeamento deve ser evitado apesar das alegações de que não fazem mal à pele. Elas provocam o envelhecimento precoce e predispõem ao surgimento do câncer da pele.


3) O FPS representa apenas a proteção contra o UVB. Alguns filtros solares já trazem também o fator de proteção contra o UVA.


4) EVITE OS HORÁRIOS ENTRE 10 E 16 HORAS. Este é o pior horário para se expor ao sol devido à grande intensidade da radiação UVB, principal causadora do câncer da pele. Se você tem que se expor ao sol neste horário, proteja-se intensamente com protetores solares de FPS alto, use chapéus, roupas e barracas. Quem tem a ganhar é você.


By Dermatologia.net

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Aberta a Temporada de Cirurgias Plásticas

Com a chegada do outono e o aumento do friozinho, a procura pelas cirurgias plásticas aumentam em até 80%. É que com esse clima a paciente se sente mais confortável para ficar em casa e também para usar a malhas pós-operatórias que geralmente esquentam muito.
Outro fator é que as pacientes aproveitam as férias de Julho para descansar.
Segundo uma pesquisa realizada pela SBCP, a cirurgias mais realizadas são: a prótese mamária, lipoaspiração e abdominoplastia, seguindo essa ordem de procura.


Mas antes de fazer qualquer cirurgia a paciente precisa se preparar. Fazer uma consulta com um médico especialista reconhecido pela SBCP. Avaliar se encontra-se no peso ideal para a realização da cirurgia. Em alguns casos é indicado o acompanhamento com uma nutricionista e às vezes até uma psicóloga.Manter uma dieta balanceada. Realizar os exames pré operatórios indicados pelo médico e fazer avaliação cardiológica.
O hábito de fumar deve ser diminuído pelo menos 15 dias antes da cirurgia. O uso de determinados medicamentos deve ser comunicado ao seu médico para se evitar intercorrências durante o ato cirúrgico.
O tempo de recuperação é muito variável dependendo da paciente e da intervenção realizada. Normalmente a paciente é recomendada a realizar sessões de drenagem linfática pós operatórias e usar cintas.
O acompanhamento às instruções do médico no pós operatório e a cooperação da paciente e familiares é muito importante para se obter uma recuperação melhor.

UNHAS DE OUTONO


No ano passado, o esmalte da vez era o Jade – o verdinho da Chanel. Comprar um vidrinho dessa edição não foi tarefa fácil: a procura foi intensa e deixou muitas mulheres maníacas por esmaltes plantadas nos sites de leilão. Algumas marcas tentaram reproduzir o sucesso, como a Big Universo que lançou seu próprio Jade.


Agora que o verão está chegando ao fim, os sites femininos já começam a antecipar a tendência de outono para as unhas. E quem sai na frente (de novo) é a Chanel. A cor da vez é o Particuliére, tom que mescla marrom com cinza, apontando para tons mais sóbrios na estação que está para chegar. Sandra Bullock, Victoria Beckham e Alessandra Ambrósio já fizeram aparições públicas usando o Particuliére. E a Big Universo também já lançou sua própria versão, que leva o nome de Pandora.


As especialistas em unhas do site Unha Bonita dizem que, embora a moda outono-inverno para unhas aponte para as cores mais terrosas e discretas, os esmaltes fluo do verão não vão desaparecer completamente. Poderão ser utilizados justamente para quebrar a “serenidade” do frio. Cores como o Rosa Chiclete, Garota Verão, Atrevida e Laranja devem continuar marcando presença nos figurinos. É esperar pra ver.


por Paula Schütze

sábado, 10 de abril de 2010

PRIMEIRA EDIÇÃO

Olá,


Essa é a primeira edição do nosso blog.
Através dele pretendo trazer informações atualizadas sobre procedimentos, novidades de beleza, produtos, orientações sobre saúde, nutrição, etc.
Espero que todos vocês aproveitem ao máximo e esclareçam suas dúvidas sempre que possível.
Conto com vocês para compartilhar isso com seus amigos.
Um forte abraço,
Dra. Débora Camargo